Campeonato de Panela do Bandeirante homenageia advogado Juarez Piva

Campeonato de Panela do Bandeirante homenageia advogado Juarez Piva

Bola começa a rolar no dia 7 de março, no principal torneio de futebol do clube

Vai começar mais uma edição do principal torneio de futebol da Sociedade Esportiva Bandeirante. O Campeonato de Panela inicia na quinta-feira, 7 de março, e nesta edição homenageia o advogado Juarez Piva, sócio atuante do clube e admirador da modalidade. Cinco equipes participam desta edição: Contra Filé, Nanpe, Central/Vidraçaria Azaleia, Juventude e Verrückt FC. 

O Diretor de Esportes, Maicon Testoni, ressalta que o objetivo do torneio é promover e incentivar a prática de atividades desportivas e de lazer, além de estimular e desenvolver o espírito de "fair play" (jogo limpo) entre os envolvidos. 

"Além disso, é com alegria que homenageamos o seu Juarez Piva, que recentemente completou 80 anos. Ele sempre participou muito do clube, até mesmo na parte do esporte e futebol e sempre esteve muito presente no conselho do Bandeirante. É com alegria que indicamos o nome dele para batizar a taça de nossa edição atual", comenta. 

Para o presidente do clube, Marcelo Caetano, é uma honra homenagear o dr. Juarez. “Em nome de toda a diretoria e sócios do Bandeirante, agradecemos por ter aceito o nosso convite. Ficamos muito felizes com esta merecida homenagem, pois admiramos muito a trajetória dele, que ainda hoje auxilia o clube em suas tomadas de decisão”, ressalta. 

O homenageado

Natural de Joinville, o advogado Juarez Piva começou a jogar futebol e a se destacar em campo ainda garoto, quando estudou no Colégio Catarinense, na capital do Estado. “Quando saí do colégio aos 16 anos, me lembro que o reitor, Padre Nunes, me disse que como eu estava indo embora ele conseguiria trabalhar tempo integral, pois quando eu jogava ela ficava na janela olhando. Foi emocionante”, recorda. 

Filho de professores, ao longo de sua trajetória, dr. Juarez foi funcionário de empresas importantes em Brusque, como a Souza Cruz e o Supermercados Archer. Também foi vereador e juiz, mas sua história profissional começou mesmo foi com a bola no pé, jogando pelo Carlos Renaux - time destaque na sua época. 

No campo, na posição de meia esquerda ou centroavante, e na quadra, como pivô ou lateral, dr. Juarez sempre teve um chute forte e preciso, responsável por incontáveis gols ao longo tempo. 

Hoje, aos 80 anos, o jogador aposentado tem o Fluminense como time do coração, paixão que depois dos filhos e netos, agora vai ensinar para o primeiro bisneto, que nasceu no início do mês. O jogador aposentado conta que sempre admirou o trabalho de Telê Santana, tanto como jogador quanto como técnico do São Paulo e da Seleção Brasileira. 

Em sua vida, fora das quatro linhas, dr. Juarez sempre buscou fazer a diferença por onde passou e no futebol não foi diferente. Mas muito além dos gols e dos placares, ele destaca as amizades que conquistou. “Já participei de grupo de feirino e joguei o Campeonato de Panela muitas vezes. Me senti bastante feliz com o convite para ser homenageado neste campeonato, pois sempre gostei muito de futebol. Foi uma surpresa. Eu não esperava”, conta. 

Para os jogadores que vão disputar o Panela 2024, ele deixa um recado. “A minha primeira atividade profissional foi jogador profissional de futebol e depois fiz uma reversão para o amador e participei em torno de nove jogos abertos pela seleção de Brusque de Futebol de Salão. O futebol é importante, não só como meio de exercitar o corpo, mas como uma forma de fazer amizades. Ele foi fundamental na minha vida”, completa.