Atleta de Brusque participa de Circuito Europeu de Basquete

Atleta de Brusque participa de Circuito Europeu de Basquete

Aos 14 anos, Artur do Rio Apa Dias foi o único brusquense que participou de treinos e jogos durante 25 dias, na Sérvia, Grécia e Turquia 

O jovem morador de Brusque, Artur do Rio Apa Dias (14), pode até ter pouca idade, mas já tem muita história para contar no basquete, modalidade que pratica desde os oito anos, seguindo a paixão do pai. Uma delas é a participação no Circuito Europeu de Basquete, neste início de ano, onde teve a oportunidade de treinar e jogar em três países de culturas bem diferentes: Sérvia, Grécia e Turquia. 

A viagem é realizada anualmente pelo treinador do Rio Grande do Sul, Antônio Krebs Jr, o Pitu, com atletas entre 12 e 19 anos. Nesta edição, Artur fez parte do grupo e conta como foi a experiência. “Foi minha primeira viagem internacional para tão longe. Fiquei 25 dias longe da minha família, tive que me virar, falar inglês, me tornar mais independente. Saber que ninguém falava a minha língua foi desafiador. Conhecia apenas o treinador Pitu, organizador do circuito e ex-treinador do meu pai. Tive que aprender a fazer amizades em um novo grupo de pessoas e isso foi bom, porque fiz vários amigos”, destaca. 

Segundo ele, que sonha em ser jogador profissional, a experiência trouxe muitos aprendizados, tanto técnicos, quanto culturais e humanos. “O basquete europeu é muito conceitual e detalhista, com foco nos fundamentos e gestos bem feitos, na maneira correta, por exemplo, de fazer uma bandeja, criar espaço para um arremesso, movimentos de defesa. O basquete europeu é muito mais focado na equipe do que no individual, sendo que é muito mais trabalho de passe, de corte e chute livre. Na Sérvia, as pessoas são mais fechadas e disciplinadas. Fazer amizade é mais difícil. Eles têm uma paixão imensa pelo basquete e um nível de treino bem intenso. Na Grécia, o pessoal é muito hospitaleiro, principalmente em Komotini. Saímos com o pessoal de lá a noite para lanchar e foi mais fácil criar vínculos. Já na Turquia, o aspecto cultural é muito forte por causa da relação com a  Ásia e as questões religiosas muito presentes no dia a dia. Foi muito legal conviver com pessoas de países tão diferentes do meu”, avalia. 

Artur é fã de Kobe Bryant, pela mentalidade de não desistir, de sempre querer ser melhor e dar o melhor. E é exatamente assim que ele age nos jogos que participa regularmente. O garoto já fez parte das categorias sub-12, sub-13, sub-14 da SER Brusque. Atualmente, defende a categoria sub-15, cujos treinos são realizados no Ginásio da Sociedade Esportiva Bandeirante. “Jogo como armador e ganhei o terceiro lugar no campeonato catarinense sub-13 em 2022. Ano passado, joguei a Olesc e o campeonato catarinense estadual sub-15 e fomos vice-campeões do torneio sub-14 da Libavi. Também jogo pelo Colégio Cônsul Carlos Renaux, em que ganhamos o Jesc  (Criciúma) e ficamos em quinto lugar da chave ouro no Jebs (Brasília). Treino cinco a seis vezes por semana pela Ser Brusque e duas vezes por semana pelo Colégio Cônsul Carlos Renaux”, detalha orgulhoso.

De acordo com a mãe do atleta, Mitchi Corrêa Galvão do Rio Apa, foi gratificante para a família proporcionar essa experiência para Artur. “Foi uma experiência muito legal para ele, muito em função do dia a dia dele na SER Brusque, que oferece uma boa formação, não somente como atleta, mas humana. E essa também é a preocupação do Pitu (organizador do Circuito Europeu): formar seres humanos através do esporte. É uma viagem organizada por pessoas que vêem o esporte como uma forma de vida”, explica. 

O treinador da SER Brusque, Daniel de Paula, ressalta a importância do Circuito Europeu para o brusquense. “Na SER Brusque sempre que possível trouxemos profissionais de outros países para os treinos, pois isso dá muita bagagem na formação dos nossos alunos atletas. Essa formação que o Artur participou não tem preço, pela evolução técnica e humana que ele adquiriu”, pontua.