Clube Bandeirante homenageia André Baran após conquista do 1º lugar no ranking mundial de Beach Tennis

Clube Bandeirante homenageia André Baran após conquista do 1º lugar no ranking mundial de Beach Tennis

Atleta brusquense, que começou na Sociedade Esportiva Bandeirante, conquista feito inédito nesta segunda-feira (9) e se consolida como protagonista do esporte internacional

Com a vitória no Campeonato Mundial de Beach Tennis, realizado em Cesenatico, na Itália, neste fim de semana, o atleta brusquense André Baran, ao lado do italiano Michele Cappelletti, assume a liderança do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis (ITF) nesta segunda-feira, 9 de setembro. 

Esta é a primeira vez que Baran ocupa o topo da tabela mundial e consolida-se como o segundo brasileiro a se tornar o número 1 do mundo, o primeiro desde Vinicius Font, que foi líder em 2014. 

"Eu sonho com esse momento desde o meu primeiro campeonato. Sempre trabalhei muito e tive como meta um dia poder chegar ao topo para mostrar que com Deus nada é impossível e também firmar o nome Brasil como uma potência do Beach Tennis. Espero que a gente consiga cada vez mais impactar e inspirar as pessoas com nossa história e levar a nossa modalidade a patamares cada vez mais altos. Desistir não é opção", disse Baran.

Homenagem

Para a Sociedade Esportiva Bandeirante e para a família do atleta brusquense, a notícia é motivo de muito orgulho. 

"É um momento maravilhoso e único. Estamos muito felizes por ter um brasileiro no Topo do Mundo, e principalmente um brusquense como protagonista do Beach Tennis. Ele merece pela sua perseverança, dedicação e disciplina em buscar seus objetivos. Traçou suas metas e superou todos os obstáculos. Como sua frase predileta diz: desistir não é opção", comenta o ex-presidente do clube e pai do atleta, Sandro Ricardo Gracher Baran. 

Ele relembra os primeiros passos do filho, que iniciou na Sociedade Esportiva Bandeirante, em Brusque (SC) e hoje é protagonista do esporte mundial. "A construção deste projeto teve início no Bandeirante e foi planejado, implementado e ajustado ano após ano. A vida esportiva de um atleta profissional não é nada fácil, porém, é também gratificante. E pensar que tudo teve início em nosso amado Band, quem poderia imaginar. Nosso clube tem histórias inesquecíveis no esporte", ressalta ele, que foi presidente na gestão de 2006 a 2010. 

Sandro também comenta que Baran precisou tomar decisões difíceis para chegar a este resultado, mas sempre contou com o apoio da família.  "Como pai, me sinto orgulhoso de vê-lo brilhar, pois acompanho desde muito cedo toda sua disciplina. Ele precisou fazer escolhas, tomar decisões, abdicar de muitas coisas boas em família e da vida. Se privou de momentos importantes como festas de aniversário, Natal, Réveillon, mantendo sua dedicação exclusiva e profissional ao esporte. É dura a realidade do atleta, precisa superar desafios, como contusões, dores no corpo, trabalho, despesas, entre outros. Enfim, para obter o bônus, tem que superar muito ônus, por isso a palavra é dedicação e superação", enfatiza. 

Na Sociedade Esportiva Bandeirante, o clima é de festa desde a vitória de Baran no Campeonato Mundial de Beach Tennis. Em nome da diretoria e de todos os sócios, o presidente do clube, Marcelo Caetano, parabeniza o atleta pelo feito histórico. 

"É sem dúvida uma grande conquista para a história de nossa cidade, estado, país e também para o nosso clube. É inspirador olhar para as nossas quadras e saber que os primeiros passos desse grande atleta começaram aqui. Todos estamos muito orgulhosos e temos certeza de que muitas outras conquistas virão pela frente", afirma.