Atleta apoiado pelo Bandeirante vence ultramaratona em Bombinhas

Atleta apoiado pelo Bandeirante vence ultramaratona em Bombinhas

 

Nadador Luiz Fernando de Oliveira Farias “Motorzinho”  treina há seis meses no clube 


Ao longo de sua história, a Sociedade Esportiva Bandeirante sempre apoiou atletas de diferentes modalidades. Há seis meses, o clube disponibiliza sua estrutura para os treinamentos do ultramaratonista de águas abertas, Luiz Fernando de Oliveira Farias, o Motorzinho. 


Esta semana, ele foi o vencedor do Desafio Cidade de Bombinhas 4 Km, competindo com atletas de Joinville (SC), Florianópolis (SC) e Londrina (PR). “Esse desafio consiste em o nadador completar a prova no menor tempo e foi o que o Luiz fez, apesar de o mar estar revolto e em grande parte da prova com chuva intensa”, conta o pai Aladin Farias. 


Com apenas 15 anos, Luiz é o atual recordista da travessia da Ilha do Arvoredo, uma das ultramaratonas mais tradicionais e difíceis do Brasil, com o percurso total de 25 km. É ele o detentor de dois recordes: nadador mais jovem a cumprir o desafio e o mais veloz, com o menor tempo, 4h29. “O recorde anterior pertencia ao paulista Alan Viana, considerado um dos maiores ultramaratonistas aquáticos do Brasil, que tinha finalizado o percurso em 4h58”, destaca.


Motorzinho tem como um dos profissionais mais referenciados do esporte no país, Alexandre Kirilos (52), que reside em Curitiba (PR) e foi o primeiro sul-brasileiro a cruzar os 34 km do canal da mancha, que liga o sul da Inglaterra e o norte da França. 


Para o nadador, poder treinar no Bandeirante é um grande benefício. “No sábado passado, dia 24, completou seis meses de treinos no clube. É uma grande satisfação representar o clube, que merecidamente é considerado a segunda casa dos sócios”, ressalta. 


De acordo com o presidente do Bandeirante, Rogério Adilson Lana, apoiar atletas locais faz parte das ações de responsabilidade social do clube. “Ficamos muito felizes de contribuir com a história do esporte brusquense. Foi assim ao longo dos 120 anos do Band. Parabenizamos o ultramaratonista Luiz, que tão jovem, já alcançou grandes feitos, elevando o nome de Brusque e do Bandeirante”, frisa.  


Próximas competições 


O próximo desafio do nadador brusquense é a travessia do Leme ao Pontal,no Rio de Janeiro (RJ), com percurso de 36 km. Ele também vai participar da travessia 14 Bis, de 24 km no Guarujá (SP) - considerada uma das mais tradicionais e famosas do gênero. 


Luiz também deve competir em outras travessias catarinenses nos meses de novembro e dezembro. “Outra meta é fazer a seletiva em 2021 para conquistar uma vaga para representar o Brasil nos 25 km em um mundial de águas abertas”, completa o pai do nadador.